segunda-feira, 4 de março de 2013

Como fazer um relógio de xadrez caseiro #03


ATENÇÃO: Esse post possuí mais duas partes:
Como fazer um relógio de xadrez caseiro #01
Como fazer um relógio de xadrez caseiro #02

Esse post é uma finalização (muito atrasada) para a fabricação de um relógio de xadrez caseiro. Nele vou mostrar uma pequena melhoria que fiz no meu relógio. Também vou aproveitar para fazer uma consideração sobre a vida útil das pilhas.

Pinos para ajustes dos tempos.

Quando fiz o segundo post dessa série eu não havia concluído de fato o relógio. O ajuste dos tempos precisava ser feito removendo a tampa traseira, para que fosse possível acessar os pinos de regulagem da hora. Dessa forma, a tampa traseira não duraria muito.
Para resolver esse problema procurei uma capa de caneta (poderia ser hidrocor, as famosas "canetinhas coloridas") que tivesse um diâmetro semelhante aos pinos de regulagem (achei uma que cabia feito uma luva).
Uma vez com a capa de caneta em mãos, cortei-a ao meio e usei super cola para fixar cada metade em um pino. Clique nas imagens para ampliar.


Com os pinos colados, bastou encaixá-los de volta em seus lugares, medir o local exato na tampa traseira e abrir dois furos para a passagem das capas. Pronto, já era possível ajustar a hora sem ter que abrir o relógio toda vez =) Clique nas imagens para ampliar.



Algumas fotos do relógio pronto


Pilhas descarregando com o relógio parado.

Depois de pronto, o meu relógio acabou ficando no canto por um tempo. Um belo dia resolvi ligá-lo, apenas para ver se ainda funcionava. Para a minha surpresa, não funcionou =(
Embora o tivesse utilizado pouquíssimo, pensei: "seriam as benditas pilhas?". Para a minha felicidade, sim, eram apenas as pilhas que haviam esgotado com o tempo. Mas como, se o circuito estava desligado?!

Não deve ser novidade para ninguém que as pilhas perdem sua carga com o tempo, fato que se agrava ainda mais em pilhas recarregáveis. Porém, no caso deste circuito, creio que acabei contribuindo para uma aceleração de descarga dessas pilhas, ao isolar o polo negativo e não o positivo.

Acontece que o potencial elétrico do pólo positivo é maior que o do pólo negativo. E como, desligado, o potencial do circuito é zero, a DDP (diferença de potencial) entre o polo positivo e o circuito acaba gerando uma pequena troca elétrica que pode encurtar a vida das pilhas.

A solução para isso seria remover as pilhas, caso você acredite que irá passar algum tempo sem utilizar o seu relógio. Ou refazer o seu circuito, de modo que o lado isolado seja o positivo e não o negativo, haja visto que a DDP entre o polo negativo e o circuito seria bem menor, havendo por tanto, uma menor troca elétrica.

ATENÇÃO: Esse post possuí mais duas partes:
Como fazer um relógio de xadrez caseiro #01
Como fazer um relógio de xadrez caseiro #02

8 comentários:

  1. Simplesmente GENIAAAALLLLLL!
    Você deveria receber um prêmio especial pela clareza, simplicidade, abnegação, altruísmo e generosidade em compartilhar essa maravilha e com tantos detalhes.
    Muito obrigado mesmo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Comentários assim já me valem como prêmio :)

      Excluir
  2. Parabéns vc e muito bom, essa ideia foi ótima,imagina so o fato de não precisar gastar tanto num relógio oficial...Obrigado ja estou fazendo meu segundo relógio, e já recomendei o site para vários amigos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Fiz o meu relógio, como faço para te mandar as fotos? Tinha lido a respeito do problema das cargas das pilhas diferentes, fiz a minha ligação com as pilhas em paralelo, assim cada relógio utiliza as duas pilhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode hospedar suas imagens em um site como o https://uploaddeimagens.com.br/ ou o http://pt-br.tinypic.com/ e depois me enviar os links através do formulário de contato http://xadrezpirata.blogspot.com.br/p/contato.html

      Excluir
  4. https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20160325_151939-jpg

    Fiz ele com uma caixa de papelão de um tablet.
    Jefersor, vc entendeu como eu fiz a ligação das pilhas em paralelo?
    Obrigado por ajudar a todos que gostam dessa arte do xadrez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já havia pensado em fazer o mesmo. Mas o meu deu defeito :(
      Ps.: Deletei os outro comentários para não poluir e pq já tinha copiado as imagens.

      http://xadrezpirata.blogspot.com.br/2016/03/relogio-dos-leitores-glalton-barbosa.html

      Excluir

Antes de comentar:

1 - Evite dúvidas repetidas;
2 - Comentários ofensivos serão excluídos;

ATENÇÃO: Infelizmente nem todos os comentários serão respondidos, por essa ser uma tarefa muito trabalhosa e eu não ter muito tempo disponível, nem super poderes XD. Peço desculpas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...