No final de novembro de 1972, o grande mestre de xadrez Ludek Pachman emigrou da Checoslováquia. Com ele marchou o testemunho de um homem totalmente dedicado, não só ao xadrez, mas ao jornalismo e à política de seu país. O pensamento, puramente marxista, de Pachman, tinha sofrido uma mudança radical após a invasão de Praga pelos tanques soviéticos em 1968. A força das armas, metralhadoras, como a base de uma ideologia, uma crença de que balançou ligeiramente Eles tinham há muito tempo sido o motivo de seu comportamento e seus escritos.
Os fatos que este livro recolhe são algo mais que uma autobiografia. É a história de um homem que viveu imerso em um mundo tão complexo quanto o xadrez, que conhece a personalidade real de homens como Fischer ou Spassky, que viajou no conselho dos grandes prêmios de todo o mundo. Mas sua história é também a dos anos mais trágicos da Checoslováquia, a do protesto irado contra o que ele considerava um crime, o da resistência intelectual e física, o dos presídios.
Idioma: Espanhol
Páginas: 403
Download - OneDrive
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar:
1 - Evite dúvidas repetidas;
2 - Comentários ofensivos serão excluídos;
ATENÇÃO: Infelizmente nem todos os comentários serão respondidos, por essa ser uma tarefa muito trabalhosa e eu não ter muito tempo disponível, nem super poderes XD. Peço desculpas.