sábado, 23 de julho de 2011

Como fazer um relógio de xadrez caseiro #01



ATENÇÃO: Esse post possui mais duas partes:
Como fazer um relógio de xadrez caseiro #02
Como fazer um relógio de xadrez caseiro #03

Bom, estava eu vasculhando a internet em busca de algum material interessante para postar aqui e acabei encontrado esse site por acidente, nele tem uma matéria sobre um relógio caseiro de xadrez.
Não tive duvidas, fui imediatamente procurar um tutorial que ensinasse a fazer um. Não achei.
Então resolvi por em prática meu pequeno conhecimento de eletrônica e fazer um por conta própria.
Mas antes de começar, entenda que existem outras opções de circuitos possíveis, escolhi esse por que achei ser o mais prático de implementar e o mais simples de explicar.

Agora chega de papo e veja o tutorial:

Equipamentos necessários
  • 2 despertadores comuns (daqueles vagabundinhos mesmo, mas tem que ser a pilha, corda não serve) - R$ 2,90 cada
  • 1 interruptor three-way (se você nao sabe o que é isso, não se preocupe, o vendedor saberá) - R$ 3,00
  • Fios (eu tinha aqui em casa, então nao sei o valor, mas não deve ser caro) - 1 metro é suficiente
  • 2 pilhas (com outros esquemas de circuito da para fazer com uma pilha só) - já vieram com os relógios
  • Fita isolante (usei a do meu pai =] mas deve ser barato também)
  • 1 corta corrente (um interruptor menor, que servirá como chave geral para desligar os dois relógios quando você não estiver usando. Também tinha aqui em casa)
Primeiro pegue dois pedaços de fio e ligue-os na entrada negativa de cada despertador. Não é necessário soldar ou desmontar os aparelhos, basta enrolar bem, de modo que não se solte.

Agora com a fita isolante, ligue um pedaço de fio na saida negativa de cada pilha. Fixe bem.

Em seguida coloque cada pilha em seu devido lugar. Repare que ao isolar o lado negativo da pilha com a fita, você estará cortando a corrente. É isso mesmo que tem que ser feito. Após colocar as pilhas em seus respectivos locais, verifique se o relógio permanece parado, se não, você fez algo errado.

Agora pegue aqueles dois fios que você ligou no negativo de cada relógio lá no início e conecte as outras pontas em uma entrada do interruptor three-way cada. Repare que o interruptor possue três entradas, a do meio precisa ficar livre por enquanto. Então ligue um fio na entrada da direita e o outro na da esquerda.

O próximo passo não é essencial, mas se você não o fizer, vai ter um circuito que não para de passar corrente e terá que remover uma das pilhas toda vez que quiser parar os dois relógios.

Então ligue as duas pontas de fio que saem do negativo de cada pilha uma na outra e em seguida ligue-as em uma das entradas daquele interruptor pequeno que vai ser usado como chave geral (ou corta corrente). AS DUAS NA MESMA ENTRADA.

Repare que este interruptor também tem três entradas, um normal só teria duas. Eu vou utilizar somente uma da ponta e a do meio, a outra sera ignorada pois não terá utilidade.

Para concluir o circuito, use um novo fio para ligar a segunda entrada da "chave geral" à entrada do meio do interruptor three way, que estava sobrando.

Nesse momento, você já tem um sistema funcional de um relógio de xadrez caseiro ^^
Use o interruptor grande para alternar entre os jogadores e o pequeno para desligar tudo.

Quanto a aparência (sei que ta parecendo o Frankenstein): ainda não tive tempo e paciência para terminar. Meu plano é colocar tudo isso dentro de uma caixinha de madeira para ficar organizado e mais apresentável. Quando fizer, posto o resultado aqui.

Quanto a precisão: os relógios proficionais possuem aquele pino que cai quando um jogador esgota o tempo. No relógio caseiro, foram utilizados despertadores, entao basta progama-los para soar o alarme quando o tempo acabar. Além disso, provavelmente você estará jogando com algum amigo e não precisará criar confusão por causa de um jogo né? Podem muito bem chegar a um entendimento ;)

Por enquanto é só. Bons jogos a todos.

Se você não entendeu "bulhufas" deste tutorial, tente o vídeo deste post.

ATENÇÃO: Esse post possui mais duas partes:

Como fazer um relógio de xadrez caseiro #02
Como fazer um relógio de xadrez caseiro #03

21 comentários:

  1. Prezado amigo tive uma ideia ao inves de pinos para mostrar que o tempo acabou seria possivel colocar um led em cada relogio ao inves de alarme o led piscaria assim como nos relogios digitais. que tal aguardo comentarios

    ResponderExcluir
  2. Primeiro comentário do blog!

    Bom, ainda não terminei esse relógio mas tá faltando pouca coisa.
    Quanto a ideia dos leds, achei ótima. Mas acho que não seria muito viável nesta situação. A meu ver, seria necessário uma espécie de sensor para que quando o ponteiro chegasse ao limite do tempo o led recebesse corrente, já que se trata de relógios de engrenagem e não de circuitos.

    De qualquer modo, fica a ideia do amigo Campos, se alguém conseguir implementar, compartilhe =]

    Muito obrigado pela participação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jeferson! Gostei muito desse seu tutorial. Eu possuo um site sobre xadrez e gostaria de sua autorização para publica-lo lá, colocando todas as suas referencias claro.
    Se puder, me envie um e-mail para: dicasxadrez@hotmail.com

    Meu blog: http://www.dicasxadrez.com
    Raquel Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      Sinta-se a vontade para copiar o tutorial e o que mais for de seu interesse, um fórum já o copiou também :)
      É um grande prazer para mim poder contribuir de alguma maneira com esse jogo incrível que é o xadrez e com todos os amantes do mesmo.
      Agradeço pela visita ao blog e pelo interesse nesse tutorial. Lembrando que está é só a primeira parte, lá em cima tem um link para a segunda, que mostra como terminar o relógio.

      Excluir
  4. Olá Jeferson meu nome é Gerson sou professor de Matemática em Manaus-AM e quero congratulá-lo por esta informação importante. Pretendo realizar algumas oficinas sobre o uso do xadrez no aprendizado da matemática e com esse seu tutorial já penso na expansão da mesma. Estou aprendendo a jogar o xadrez, sua história, etc. Está sendo um aprendizado bastante prazeroso e gratificante. Muito grato por sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerson.
      Gostaria de agradecer pela visita e parabenizá-lo pela iniciativa. Seu comentário me inspirou a fazer uma postagem dedicada ao mesmo e também ao uso do xadrez como ferramenta de auxílio no ensino da matemática. Segue o link:
      http://xadrezpirata.blogspot.com.br/2012/04/o-xadrez-e-matematica.html

      Desejo sucesso em suas oficinas e em seu aprendizado a cerca do xadrez :)

      Excluir
  5. Olá!! Sou Claudio, tenho um canal no youtube =], gostei muito do seu relógio, gostaria de sua autorização para fazer um video passo a passo e postá-lo no youtube...parabéns pela idéia, aguardo resposta OBG! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio. Primeiramente, peço desculpas pela imensa demora em responder seu comentário. Como já mencionei aqui no blog, alguns comentários não chegam até a minha caixa de entrada (acho que eles caem na caixa de spam, ou sabe-se lá o que!), e como não disponho de muito tempo livre, não posso verificar post por post =(

      De qualquer modo, é claro que você pode fazer o seu vídeo! Seria ótimo =]

      Excluir
    2. Olá!!
      Claro que pode divulgar sim, quanto mais ferramentaas para o ensino melhor =].
      Não sei como você irá fazer a divulgação, mas eu sou parceiro do youtube, talvez tenha que ter minha autorização de incorporação á seu site. Mas tente, se não der, me comunique que tentarei dar um jeito.
      Parabéns novamente pela idéia, sucesso o/.

      Excluir
    3. Olá Claudio. Agradeço.
      Creio que não será necessário nenhum tipo de autorização para a incorporação. A divulgação a qual me referi é uma postagem que estou pretendendo fazer, com uma pequena atualização do meu relógio e fotos de relógios que os leitores fizeram. E, lógico, com o seu vídeo =)
      Espero conseguir postar o quanto antes.

      Mais uma vez, obrigado.
      Abraço.

      Excluir
  6. ola queria saber se para uzar fio de fone de ouvido para conectar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean, desde que passe corrente não tem problema :)

      Excluir
    2. Muito obrigado já estou adaptando minha caixinha para colocar tudo

      Excluir
  7. O meu , tive que comprar o corta corrente, sem ele n funcionou , mas mesmo assim, ótimo trabalho, belo relógio

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia !!! PARABÉNS PELO TRABALHO !!! EXCELENTE IDEIA. FAREI O MEU DESSE JEITO. UM ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  9. Oi boa noite, qual o fio especifico? estou usando fita isolante na pilha, atrapalha a circulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar um fio simples, tipo esses encontrados dentro de brinquedos que utilizam pilhas. A ideia é que a fita impeça realmente a circulação.

      Excluir
  10. Olá,gostaria de saber onde posso encontrar esses relógios,obrig?

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

1 - Evite dúvidas repetidas;
2 - Comentários ofensivos serão excluídos;

ATENÇÃO: Infelizmente nem todos os comentários serão respondidos, por essa ser uma tarefa muito trabalhosa e eu não ter muito tempo disponível, nem super poderes XD. Peço desculpas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...