quinta-feira, 1 de junho de 2023


 Você já ouviu falar no poder de perceber a fragilidade nas cores das casas do seu adversário? Esse é um assunto que é deixado de lado e que é tão importante quanto a tática pura na hora de organizar um ataque.


Observe que a estrutura de peões pretos, em uma análise superficial, parece boa. Mas observe que estão todos em casas brancas! Isso torna as casas pretas muito frágeis e como possuímos o bispo preto, ele vira um monstro! Isso serve também para em uma eventual proposta de trocas, jamais trocar esse bispo. Mas a pergunta é, como tirar vantagem disso? Observe que o cavalo simplesmente não tem para onde ir. Alvo detectado! Jogue Be5! O oponente terá que jogar forçado Rf8 para não perder o cavalo frágil. Veja que o bispo também está preso por seus próprios peões. Organize um ataque jogando Ca4 pensando em jogar Cb6 no próximo. As pretas, em Zug absoluto fazem um lance de passagem (Bd7) e você joga rápido Cb6. Para não perder o bispo as pretas jogam forçado Be8. O que você consegue ver com a atual posição? O rei está absolutamente preso. Para fechar o cadeado e isolar para sempre o rei as brancas jogam o brilhante Bf6. Depois disso as pretas devem abandonar pois continuam as pretas com Rg8. Depois disso, as brancas levam o rei tranquilamente até d6, ganham o bispo e consequentemente o jogo!

7 comentários:

  1. Você ainda está vivo? Quantos anos de companhia anônima com seus conteúdos! Vida longa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a primeira pergunta "voçê ainda está vivo?" kkk quebrei

      Excluir
  2. Maravilha! Que bom que o blog tá ativo!

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é bem antigo. E muito bem vivo. E com conteúdo premiado. Parabéns! Por manter!

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

1 - Evite dúvidas repetidas;
2 - Comentários ofensivos serão excluídos;

ATENÇÃO: Infelizmente nem todos os comentários serão respondidos, por essa ser uma tarefa muito trabalhosa e eu não ter muito tempo disponível, nem super poderes XD. Peço desculpas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...