sexta-feira, 3 de maio de 2013

Relógios dos leitores #02


Ontem recebi em meu e-mail uma mensagem do leitor Hugo Henrique Grah, com fotos de seu relógio caseiro e uma explicação sobre uma melhoria feita por ele, que é a implantação dos "pinos" do tempo.

Achei a ideia do Hugo simples e brilhante. Em suas palavras:
"Adicionei no relógio uma melhoria que o torna impressionantemente preciso quanto à queda da seta. Coloquei uma pequena seta de papel em cada relógio, como você poderá observar nas fotos. Também cortei o ponteiro dos segundos, que agora indica apenas que está se movendo, não tocando a seta de papel"
Veja as fotos do relógio feitor por ele (clique nas imagens para ampliar):




Parabéns ao Hugo pela ideia e iniciativa em compartilhá-la.
Bom, é isso, se você também fez um relógio com base do tutorial deste blog, mande suas fotos =]

8 comentários:

  1. Olá camaradas. Gostaria de colocar minha opinião sobre o relógio. Primeiro parabéns pelo blog. Rico em todos os aspectos. Parabéns mesmo! E muito obrigado por todos esses materiais compartilhados. Eu já conhecia um projeto de relógio caseiro como esse. Feito por Marcelo Silva (não sei se foi projetado por ele ou se ele pegou algum modelo também), grande propagador do xadrez aqui no interior da Bahia, em Itaberaba. Ele tinha feito em em um relógio de xadrez com o mesmo sistema, lá em 2000 (já faz um tempão). Somando apenas a bandeirinha de papel (similar ao modelo acima) e uma caixa de madeira. Mas a gente tinha o problema da precisão. Porque se o jogo estivesse pra ser definido com uma diferença de segundos muitas vezes a velocidade em que o relógio era acionado não possibilitava a transmissão de corrente suficiente pra movimentar o ponteiro. Vocês estão enfrentando o mesmo problema? Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, primeiramente, obrigado pela visita.
      De fato, não dá para esperar muita precisão dele. Mas como este é um relógio para jogos entre amigos, e não competições, acho que esse problema pode ser resolvido na conversa :)
      Um problema que julgo mais grave que a precisão, é a questão da possível diferença de cargas entre as pilhas. Confesso que quando pensei no circuito, não considerei a possibilidade de uma pilha estar com menos bateria que a outra, o que gera uma movimentação mais lenta dos ponteiros. Cheguei a elaborar uma modificação que resolveria este problema, mas acabei não colocando-a em prática. Basicamente, se resume em estabelecer uma única fonte de alimentação para os dois relógios.
      Mas apesar dos problemas, o que vale é a diversão, não é mesmo?! :)

      Excluir
  2. Agradeço pela resposta Jeferson. De fato tinha também a questão da carga... rsrs( ai de quem não reparasse no ponteiro do relógio adversário,rsrs. E nos jogávamos entre amigos, então, como sempre,o que vale é a diversão. Grande abraço! E obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. Fiz um relógio de xadrez alguns anos atras usando 3 relógios digitais, sendo dois ironman triathlon usados e um mais antigo e menor para contar os lances, usando a parte de cronometro regressivo e o pequeno na parte de acertar os minutos, funciona ate hoje em uma caixa de plastico de alarme residencial, este modelo apresentado fiz tmb, mas os relógios de 1.99 estragam muito fácil e muitas vezes os ponteiros nao andavam devido a velocidade dos jogadores, Uma boa opção tmb são os palm top m130 que custa no ml 30 reais e suporta relógios de xadrez inacreditáveis e grátis para download, como o "CHONOS " o melhor e mais completo relógio de xadrez que eu ja vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvaldo, vi seus comentários aqui no blog, queria agradecer pela visita e pela contribuição nas informações. Todo comentário deixado agrega valor ao conteúdo, obrigado.
      Quanto ao pedido que você fez em outro post, referente ao chess v, tentarei disponibilizá-lo o quanto antes, mas essa semana estou um pouco enrolado com a documentação de um concurso em que fui convocado, então, creio que pro fim de semana eu consiga postá-lo aqui :)

      Excluir
  4. É pessoal, tb já passei porisso. Mas vale a idéia mais pela intenção do que pela precisão. O importante, como professor que sou, é mostrar para os estudantes que, enquanto não aparece din-din, com um pouco de interesse e criatividade dá-se para improvisar uma situação desejada por todos. Gostei da intervenção de todos nesse Blog. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia, já existem aplicativos gratuitos para celular "chessclock" que funcionam perfeitamente. Por que elaborar um relógio assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul, na época que elaborei a ideia desse relógio, o android (e outros) ainda não havia se popularizado. Além disso, esse tipo de projetodo ultrapassa a barreira do xadrez, trabalhando tbm alguns conceitos básicos de circuitos elétricos, por exemplo. Isso é interdisciplinariedade, e isso sempre valia a pena ser trabalhado.

      Excluir

Antes de comentar:

1 - Evite dúvidas repetidas;
2 - Comentários ofensivos serão excluídos;

ATENÇÃO: Infelizmente nem todos os comentários serão respondidos, por essa ser uma tarefa muito trabalhosa e eu não ter muito tempo disponível, nem super poderes XD. Peço desculpas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...