sábado, 3 de maio de 2014

Xadrez na Escola - Uma Abordagem Didática para Principiantes


Tenho este livro em casa há bastante tempo, mas só agora criei coragem para escaneá-lo. Algumas páginas ficaram um pouco tortas por conta da posição do scanner, mas da pra ler bem :) o arquivo final ficou um pouco (bastante) grande, mas preferi mantê-lo assim para preservar ao máximo a qualidade das imagens.


Sinopse:

"Xadrez na escola" procura estabelecer uma proposta de ensino pedagógico para a aprendizagem do Xadrez visando sua aplicação educacional para a implantação do xadrez nas escolas – o Xadrez Escolar – com finalidade não só de desenvolver o ensino e prática do Xadrez entre escolares, mas, sobretudo, contribuir para o benefício do rendimento escolar e psicossocial do aluno. Pesquisas frequentes no Brasil e no mundo, vêm reforçando cada vez mais, a importância do xadrez no processo educacional, não só no raciocínio lógico, como na autoconfiança, autoestima, e principalmente na arte de pensar, contribuindo efetivamente para o melhor rendimento acadêmico e integração social em verdadeiro processo de cidadania. Em minha Monografia de Pós Graduação em Psicopedagogia (1999), defendi o Xadrez como eficaz instrumento de educação, apresentando diversas teorias sobre o jogo em que destaco, entre outras, a Teoria do exercício complementar ou teoria da compensação - (Lange) - O jogo tem a função de despertar as tendências latentes no indivíduo e seria um substituto da realidade, que proporcionaria ao indivíduo o que aquela não lhe pudesse oferecer.

Download - OneDrive

Download - MediaFire

Download - 4Shared

9 comentários:

  1. Muito Legal! Parabéns pelo site.

    Tenho a mesma visão que você a respeito da pirataria.

    Você conhece o programa chamado ChessTutor?

    Este eu gostaria de encontrar para instalar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, obrigado pela visita e pelo apoio. Ainda não conheço o Chess Tutor, vou dar uma pesquisada e se encontrá-lo posto aqui no blog ;)

      Excluir
  2. Olá Jeferson, você tem o livro Cinco Coroas, do Seirawan na sua coleção? Se tem, o que acha sobre ele? Tava aqui pensando em comprá-lo só pela descrição que li em um site/blog por aí (não lembro qual)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela longa demora, nunca ouvi falar deste livro. Pra ser sincero, não sou muito de ler. Mas espero que você tenha efetuado uma boa compra :)

      Excluir
  3. obrigado pela dedicação!!! já está em meus favoritos!

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado !!! sem palavras para agradecer esse compartilhamento

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

1 - Evite dúvidas repetidas;
2 - Comentários ofensivos serão excluídos;

ATENÇÃO: Infelizmente nem todos os comentários serão respondidos, por essa ser uma tarefa muito trabalhosa e eu não ter muito tempo disponível, nem super poderes XD. Peço desculpas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...